quarta-feira, 4 de abril de 2012

Mata Nacional do Buçaco

A Mata Nacional do Buçaco localiza-se na Serra do Buçaco na freguesia de Luso, concelho da Mealhada, é uma área protegida e foi plantada pela Ordem dos Carmelitas Descalços século XVII, encontrando-se delimitada pelos muros erguidos para limitar o acesso a mata.





A Ria Formosa

A Ria Formosa é um sapal situado na província do Algarve em Portugal, que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18.400 hectares ao longo de 60 quilómetros desde o rio Ancão até à praia da Manta Rota. E foi considerado um dos mais belos parques do Algarve, tendo uma grande função e um belo habitat.




Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina localiza-se no litoral sudoeste de Portugal, entre a ribeira da Junqueira em São Torpes e a praia de Burgau. Abrange 74 800 ha, ao longo de mais de 100 km de costa, desde o extremo norte em São Torpes, até ao Alentejo. É um dos troços mais preservados do litoral europeu. 







Lagoa das 7 Cidades - Açores

A Lagoa das 7 Cidades localiza-se na ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores. É famosa pela sua beleza e é também conhecida por Caldeira das Sete Cidades. Localiza-se na cratera de um antigo vulcão e tem uma superfície aproximada de 18 km2, sendo constituída por dois lagos: a Lagoa Azul, a norte, e a Lagoa Verde, a sul. O ponto mais elevado é o Pico da Cruz, a 84 metros.




Grutas de Mira de Aire

As Grutas de Mira de Aire são as maiores grutas de Portugal. A apenas 15 km de Fátima e a 110 km de Lisboa. A Gruta dos Moinhos Velhos é o nome científico das Grutas de Mira. A profundidade máxima da visita é de 110 metros e foi descoberta por quatro habitantes da vila de Mira de Aire que desceram a para procurar água e só foi aberta ao público a 11 de Agosto de 1974. A gruta está classificada de Imóvel de Interesse Público desde 1955.

Floresta Laurissilva da Madeira

A floresta Laurissilva da ilha da Madeira, constitui um florestal primitivo que resistiu a cinco séculos de humanização. Trata-se de uma floresta com características subtropicais, húmida, cuja origem remonta ao Terciário onde chegou a ocupar vastas extensões do Sul da Europa e da bacia do Mediterrâneo. As últimas glaciações levaram ao seu desaparecimento no continente europeu, sobrevivendo apenas nos arquipélagos atlânticos dos Açores, da Madeira e das Canárias.

Maravilhas Naturais de Portugal

Este blog pretende divulgar a diversidade de Maravilhas Naturais de Portugal.